quarta-feira, 4 de abril de 2018

Simonetti, Richard, Muito Além de uma Missão - Por David Chinaglia




 "Meus amigos que a paz de Jesus o mestre supremo esteja em nossos corações"(Richard Simonetti)


Estimados amigos de jornada no planeta Terra, sempre é hora para que possamos homenagear em vida, homens e mulheres, que vieram, que aqui estão, que deixaram e ainda deixam marcas agudas em sua obra.
Este Blog tem a mais de 7 anos, um colaborador famoso, e resolvi por tudo que ele fez, por todos os sonhos, convidar uns amigos, para falarmos de Richard Simonetti, o escritor, o homem, o espírita, e para que possamos respeitar cada dia mais, este grande companheiro que nos dá há mais de 64 anos, sua contribuição, para que possamos com exemplos, entrar no portal da vida além da vida, com a fé raciocinada.
Dentro desta pequena homenagem ao escritor, vamos espalhar, fotos de seus maravilhosos livros.

            

Richard nasceu aos 10 dias do mês de Outubro em 1935, filho de família tradicional da querida cidade de Bauru, que ele ama, onde fez e faz trabalhos maravilhosos, há cerca de 64 anos como espírita.
Bancário por 30 anos, pelo Banco do Brasil S/A, o filho de Chico Simonetti, conhecido enfermeiro em Bauru que atuou ao lado de grandes médicos daquela cidade, como Dr.Alipio dos Santos e Dr.João Bráulio.
Casado com Tânia Regina Simonetti, pai de Graziela, Alexandre,Carolina e Giovana, Richard foi em 1973 um dos principais articulares da criação do Clube do Livro Espírita, que ajudou a divulgar e a vender obras da Doutrina Espírita do Brasil e de fora, com grande sucesso até hoje.





Participou e ainda participa de eventos do Centro Espírita Amor e Caridade, de Bauru, onde durante 36 anos foi seu presidente.

Richard Simonetti e outros companheiros, em Bauru fizeram um trabalho de filantropia, com mais de 800 voluntários que chegou a atender mais de 30 mil pessoas ano, e hoje ultrapassa os 4.000 assistidos por mês, com mais de 50.000 por ano.

Simonetti é colaborador assíduo de jornais e revistas espíritas, notadamente O Reformador, O Clarim e Folha Espírita. Vem percorrendo todos os estados brasileiros e alguns países em palestras de divulgação da Doutrina Espírita, tem programa na TV Prevê de Bauru, nas emissoras locais, semanalmente esta conosco neste blog, portador de uma história de divulgação, informação, e seriedade como poucos o fizeram dentro desta doutrina no Brasil.

Talvez quando começou o filho de Dona Adélia Marchiori Simonetti, não imaginasse que seria hoje lembrado por todo o Brasil, por todo movimento espírita, inclusive nos Países que viajou para falar de Kardec e da Doutrina como a França, Inglaterra, Itália, e nos Estados Unidos entre outros.

Nos EUA cedeu direitos de suas obras, e vários títulos seus foram impressos em Inglês, Simonetti, sempre foi considerado um alavancador de projetos especiais no Espiritismo, assim foram como os Movimentos Jovens do Brasil, onde ajudou implementando sistemas, que renovasse os seguidores da Doutrina, porém como base sempre a codificação de Allan Kardec.







Richard, é um conciliador, homem sério, de risos pontuais, porém firmes, de ajustes claros, e deposições doutrinárias agudas, mesmo que isto não agradasse a maioria, sua importante entrevista de 2013, que iremos publicar ao final desta homenagem ao grande escritor.

"Criança não dá comunicação em centro espírita, isto é uma bobagem que inventaram nos centros espíritas"(Richard Simonetti).


O CEAC de Bauru tem mais de 165 funcionários para atender todo o sistema daquela ora de Caridade não só para toda a região.
A Obra do CEAC é fantástica tem mais de 91 grupos espíritas trabalhando em prol dos assistidos.


Richard Simonetti, participa de vários programas, pela Rede Espírita, no You Tube tem várias palestras por todo o Brasil, e tem canais com seu nome, em várias redes sociais, no Facebook tem uma página administrada com seu nome.




Richard Simonetti pratica em toda sua jornada de vida de 81 anos de vida, a orientação, a conduta para o espírita, para o assistido, para o espírita médium, homem explicativo sempre disse a todos:


"meus Livros não são medianizados, são SUORIZADAS, ou seja escrito com meu próprio suor, claro que muitas vezes somos intuidos" (Certamente esta lição de humildade atingiu a todos que consomem suas obras,e modificou a forma de escrever sobre a Doutrina Espírita, e seus romances).


Richard Simonetti, escreveu grandes livros nos deixa um legado de exemplos, de fatos, e romances que merecem ser estudados até hoje, e um trabalho firme em suas obras.
Richard nos dá uma importante maneira de enfrentar a morte física, grande temor da maioria, seja Católico, Espírita,ou Evangélico, sua obra QUEM TEM MEDO DA MORTE? deve ser lido e estudado por muitos, pois é um tema que vemos ainda necessário nas casas espiritas do Brasil.



 Simonetti, com sua forma de falar, sua disciplina e autoridade, nos deu também um modelo de auto ajuda espírita, que se bem empregado dá a todos nós um caminho para reflexões importantes, como vemos na obra o Céu ao Nosso Alcance.

Nas redes sociais, na Internet Richard Simonetti, combateu o Suicídio, escreveu obras sobre o tema, trouxe fatos que ocorreram advertindo a todos sobre o erro do suicídio.





Simonetti fez e faz avisos sobre a necessidade dos Médiuns entender o que estão fazendo, estudando, e anotou que muitos fazem experiências espíritas sem ser adequado ao estudo da Doutrina, pedindo sempre aos trabalhadores e assistidos, compromisso, e disciplina.

Nestes 64 anos de Espiritismo, Richard Simonetti tem um acervo de obras, gravações, de relevante importância.
Todos nós no Brasil, temos muito que agradecer, este editor particularmente aprendeu muito, não só com seus textos, com seu livro que me ajudou a dar um suporte a um jovem candidato ao suícidio que era ligado a minha família.

Richard Simonetti, lembra que sem as obras básicas de Allan Kardec não pode ser o espiritismo traçado pelo codificador, sistemas, e regras técnicas básicas devem ser mantidas como foi ensinado a Kardec, Simonetti alertava sobre a banalização e elitização dos trabalhos mediúnicos.



"A DOUTRINA É DOS ESPÍRITOS, NÃO PODEMOS FAZER UM CENTRO SEM FENÔMENOS ESPÍRITA, É PELO FENÔMENO MEDIÚNICO QUE PODEMOS AVANÇAR.(Simonetti.)



Richard Simonetti, vem a cerca de uns 4 anos, trabalhando mesmo com um paralelo tratamento de saúde.
Sua obra precisa ser revisada, por nós, pelos centros, para que possamos debater, e respeitar as regras sempre.

Dentro de todas as obras que Richard Simonetti nos dá, podemos achar entendimento, e vamos lembrar sempre sobre a necessidade de lermos, de fazer o evangelho, certa vez Chico Xavier falou que o Evangelho no Lar é mais importante que o passe na casa espírita.

Simonetti tem uma obra extensa, por hora descansa para cuidar da sua saúde, em Bauru, porém nos dá todo seu acervo nas mídias e redes sociais.


Richard Simonetti, escritor, dirigente espírita, médium, palestrante, nos permite ter confiança na Doutrina Espírita e em Deus, abraçar a vida após a vida, lembrando sempre da Ação e Reação, lembrando de regras básicas de vida.

Gratidão eterna ao escritor, e ao homem que nos um acervo de obras, palestras para gerar estudos, entre os jovens e entre as equipes já formadas.

Disse a ele, que não sabia quanto um ser humano pode dizer obrigado, mas este humilde redator, e editor, vem em nome da Doutrina, e dos seguidores de Richard Simonetti, dizer obrigado por toda esta obra, este trabalho, que ainda irá perdurar anos e anos, e dando ensinamentos a esta geração e pelo menos para mais duas, obrigado Richard.



Richard Simonetti, 81 anos, escritor, espírita, colaborador deste blog, aqui numa foto em nosso encontro em Santa Barbara do Oeste, este editor tem muito o que agradecer, em nome do fundador do Blog Rogério Sarmento, e de todos que aqui colaboram.



Aqui uma entrevista de 2012/2013 interessante para entender mais de Richard Simonetti.



"Meu querido amigo, aqui te escrevo publicamente que todos nós neste momento de cura da sua saúde estamos aqui para abraça-lo e agradecer por tanto, que nossas preces irão chegar ao querido amigo, para sua recuperação, tamos juntos como dizem os jovens, porém a certeza da nossa gratidão pela obra e pela lição de vida hoje e sempre."

David Chinaglia

Nenhum comentário:

Postar um comentário