quarta-feira, 20 de setembro de 2017

O CENTRO ESPÍRITA QUE FREQUENTO MUDOU! O QUE FAÇO? - Por David Chinaglia








Por um período tenho escrito na internet casos, e exemplos da doutrina espírita, além de divulgar os verdadeiros ensinamentos de Allan Kardec o codificador desta doutrina.

Conheço vários centros Brasil a fora, de uma época que viajei muito, e por mais que os mares fossem bravios, jamais deixei de estar onde se falasse do Espiritismo.
Dentre as milhares de pessoas que conheço que me escrevem do Brasil, recebo sempre de algum lugar a observação, e o comentário clássico, "o meu centro mudou, o que faço?".

Há muitos anos um dirigente que muito me ensinou nesta doutrina, que vamos chamar de senhor "P", dizia que como é possível alguém falar que o centro mudou? o que aquelas pessoas que falavam isto pensavam da casa espírita, o que elas iam buscar? divertimento? recolocação social? privilégios? e sempre alertava sobre o fato, que quem muda somos nós.

Claro ele podia e devia ter razão, afinal dedica mais de 42 anos ao Espiritismo em sua cidade, conheceu fatos, foi testemunha das coisas mais estranhas que poderia relatar aos senhores e as senhoras que estão a nos ler.
Algumas delas muitos que conhecessem aqui sairiam correndo do computador ou do celular, por se tratar da verdade desta doutrina que poucos sabem.
Porém concordo com senhor P, e aqui repito a você minha amiga e você meu amigo, será que foi a casa espírita que mudou ou foi você?

Quanto mais frequentamos uma casa, mais amizades fazemos, tudo tem um ciclo, algumas pessoas ficam outras saem, e o convívio social não pode ditar o "meu centro espírita".
Agora o que fomos buscar lá? socorro? aprendizado, entendimento? 

De fato temos que questionar, o que a casa nos ensina, não só no que nos ajuda, afinal carrego comigo alguns ensinamentos que o centro espírita, não pode ser visto somente como pronto socorro, que de fato é,mas sobre tudo como escola.

Quando alguém nos fala, de um centro, de um aprendizado que teve, e nos indica, está dando a indicação de um lugar que o ajudou, que ensinou, mas lembre-se, só centro espírita, não ajuda ninguém.

Precisamos ter atitudes conosco mesmo.
Quem ajuda os dirigentes doutrinários ou trabalhadores, é você mesmo, sua vontade de mudar, primeiro passo importante para que as coisas se ajustem em sua vida.
Não deve delegar a centro nenhum, a dirigente nenhum por melhor que ele seja, a função de gestar sua vida dentro do planeta terra ela é sua.
Nos momentos tensos a casa espírita está lá, para socorrer, para ensinar, porém não é um clube social, embora no Brasil, exista comandos que fazem da casa um centro de solução, e quando deixam de faze-lo, se tornam ruins.

O que mudou o bate papo? a amiga ou amigo da sala de livros, o conteúdo das palestras? o passe? ou as pessoas que geralmente lhe agradavam e hoje ou mudaram de centro ou vão bem menos, o que mudou?

Teoricamente uma casa tem um agrupamento de espíritos que nela trabalham, ensinam e ajudam, porém é preciso que você faça correções em seus pensamentos, se está num mesmo centro, há dois,três, quatro anos, você mudou, não é a mesma pessoa que chegou lá sem ar quase para respirar, sem norte, então não julgue, auxilie.
Sim, eu particularmente já vi muitas casas mudarem, o comando, a diretoria, a filosofia no entanto não pode mudar porque não é do dirigente A ou B, é da codificação, e tudo que não for, não estiver dentro do que Allan Kardec codificou, pode não ser espiritismo.

A Casa Espírita no Brasil tem ganho a vertente perigosa de extensão da igreja, tem gente que vai a casa espírita, mas continua, praticando atos pertinentes a uma religião, tipo Católica, ou Evangélica.
A Doutrina Espírita no Brasil mudou a sua origem principal, isto ocorre porque o Brasileiro em especial, tem o hábito de não crer nas bruxas, mas que elas existem, existem.

E lá se vão vários conceitos, porque certamente uma pergunta me feita pelo senhor P cabe aos senhores e senhoras neste momento: "Em que canoa quer chegar ao plano espiritual?"
Muitos de nós usando o vernacúlo popular usa duas canoas, a chamada "milagrosa" do Espiritismo, e a tradicional da Igreja, seja ela qual for.
O que precisamos parar é de achar que o centro espírita é responsável pela nossa vida social, cansei de ver em São Vicente, em Santos, afirmações do tipo, a dirigente G trata melhor ao atendido A,B,C, o que não deve ocorrer.

Certamente como a vida não pode ser vivida somente dentro do centro espírita existem entre alguns dirigentes amigos da vida social do dia á dia que lá frequentam, mas rigorosamente, o bom dirigente ou atendente o trata igualmente no que se diz, ensinamentos, mas, no relacionamento não pode ser igual ao de um amigo ou amiga de muitos anos, e isto confunde o frequentador, chamado de assistido.

Temos que policiar nossos pensamentos, aprendi com meus professores a toda vez que detectei algo errado procurar o comando, e relatar minhas dúvidas.
Como exemplo, eu passei a ir menos num determinado centro espírita, por não concordar com um dosm palestrantes semanal da casa, que proferiu ensinamentos totalmente errados ao meu ver que estudei a doutrina mais a fundo, com o que codificou Allan Kardec, isto mudou sim a minha vida em relação a esta casa, no entanto, depois de refletir mantive minhas visitas embora menores do que outrora.
O palestrante em questão fez afirmações em cima da obra Nosso Lar, que foram equivocadas, assim como o teor da obra em sua primeira edição e este é um assunto para outro dia, pois se trata de um entendimento que todos não possuem.
Deixei de frequentar a casa, até pelo apoio que vi que o tema teve, e por ver que Kardec, embora a obra fosse citada, as vezes era esquecido, em detrimento de outro formador de idéias, que não teve o mesmo conhecimento e estudo para regrar, ou codificar nada, foi apenas um professor como milhares vemos dentro da doutrina.
Claro que Kardec não é o fundador do Espiritismo, ele existe desde que o planeta foi escolhido pelos nossos líderes espirituais, hoje perdidos no conceito da maioria pelo conceito de Deus que é muito particular.

Então meu amigo e minha amiga, sua casa espírita pode ter mudado, mas, antes de fazer fofocas no Facebook, escrever a outros frequentadores, falar o que não deve procure o comando da casa, e com a mesma facilidade que opina em redes e e-mails fale com eles, pergunte, questione, é seu direito como aprendiz da doutrina espírita.

A casa espírita pode fazer coisas erradas? pode e muitas fazem, porém não nos cabe discordar, ou ajudamos procurando o comando como eu fiz no meu caso, e optamos por nos afastar se nada for feito, ou não propagamos coisas que podem mudar vidas.

Imagine por exemplo uma pessoa fadada a morte, que chegue pela primeira vez num centro, e ouça falar, ou você comentar com amigos: "a casa mudou, antes era melhor, hoje nem tanto", e esta pessoa parta sem buscar ajuda, você vai se responsabilizar? Vai assumir isto?

Por mais problemas que possa ter um comando local, sempre existem espíritos e médiuns, e aprendizes da doutrina que ajudam a resolver rotas mal traçadas, se houverem.
Não podemos julgar, temos que ajudar, criticar por criticar, vamos cair na vala comum, daqueles que criticam e nada fazem para mudar.

Somos todos pessoas diferentes umas das outras, com pensar, com cultura, educação, crenças diferentes, porém não podemos nem devemos mudar rotas de fé e aprendizado, devemos corrigir se estiver em nossa capacidade, e ajudar aqueles que se propuseram a comandar a corrigir se algo tiver errado de fato, doutrinariamente.





Porque o foco Doutrinário de uma casa, não pode sair do que nos ensina Allan Kardec em suas obras chamadas da codificação, se estiver fora, já não é mais espiritismo.
Então medite sobre o que falar e com quem falar sobre mudanças em sua casa espírita, e lembre se tudo estiver errado, e você estiver certo, a decisão de trocar de casa é sua, já que estamos aqui numa escola de aprendizado, que é a vida, e isto temos em vários lugares da cidade e do Estado e do País, ninguém nasceu preso ao centro A, B, etc.

Lembre-se também CENTRO ESPÍRITA NÃO É IGREJA, dirigente seja homem ou mulher não é padre e não tem poderes sobrenaturais, alguns sabem o tanto quanto você, já vi médiuns que nunca estudaram a obra básica o Livro dos Médiuns, está errado, mas aqui, se vive na casa espírita, á moda da casa, então, pondere.

Esta doutrina sobrevive porque até hoje sua base doutrinária não foi desmentida pela ciência, atacada sempre foi e será por todas as igrejas, que hoje mais disputam o "mercado de fiéis" do que querem de fato ensinar as pessoas, que na vida tudo acontece para nosso aprendizado, nosso entendimento sobre a regra do planta e colherás, e da Ação e reação.

Lembre o escândalo é necessário, mas aí daquele que o praticar, sendo assim cuida de ti, procura teu dirigente e outros que comandam a casa que você diz que mudou, se nada for feito, mude você na livre opção de ir e vir, e leve contigo o melhor que lá aprendeu, afinal nada é por acaso. 



David Chinaglia,59, é espírita, palestrante,radialista, divulgador do Espiritismo,  seguidor da Doutrina Espírita de acordo á codificação de Allan Kardec, editor deste blog e colabora com suas experiências vividas ao longo de 35 anos dentro do espiritismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário