quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

CONTRIBUIÇÃO AO PENSAMENTO ESPÍRITA - POR NUBOR ORLANDO FACURE

1 - As funções da pineal, vistas por um neurologista inclui ligações com a sexualidade na adolescência, com nossos ritmos de acordar e dormir e finalmente com a pigmentação da pele. O Hormônio da Pineal, a Melatonina é clareador da pele.
Compreendida a partir do plano espiritual, os autores espirituais nos revelam um outro paradigma fisiológico para a Pineal.
Sua interação física e espiritual introduz uma nova compreensão dos fenômenos de ação da mente sobre o cérebro.




2 - Sugeri o nome de “fenômeno espírito-somático” a um grupo de fenômenos onde a atuação do chamado “fluido mental” tem papel preponderante, com particularidades que estão muito acima das limitações, por exemplo, dos neurotransmissores que todos conhecem agindo no cérebro físico


3 – Organismos inferiores, como uma bactéria, não precisam renascer bactéria. Seu material genético “espiritual” pode ser incorporado a outros seres vivos mais ou menos complexos – fazendo complementação proteica em outros tipos de células


4 -Os conhecidos “centros de forças” ou “chacras” difundidos pela cultura indiana, tem provável correspondência no cérebro com os “sistemas difusos” de atividade cerebral – descritos pelos neurologistas

O chacra cerebral de localização frontal estaria ligado ao sistema dopaminérgico.

O chacra coronário ao sistema endócrino pineal e o eixo hipotálamo-hipofisário (hormônios)

Os chacras plexuais (laríngeo, gástrico, esplênico, genésico) estão ligados ao sistema nervoso autônomo (adrenalina e noradrenalina).


5 -A mediunidade é um automatismo cerebral complexo com a participação orquestrada de duas mentes interdependentes. Os núcleos da base e o lobo frontal são as principais áreas desses automatismos.


6 – André Luiz ensina que nosso psiquismo na mediunidade processa sintonia, condicionamento, aceitação e sugestão como indispensáveis ao fenômeno mediúnico. Eu incluiria a Teoria de mente com estimulação dos neurônios espelhos e o aprendizado , todo automatismo que permite a transmissão mediúnica passa antes por um treinamento.


7 – Nos médiuns pintores o aprendizado cria nos centros de automatismo cerebral (núcleos da base e região pré-frontal) um programa específico para a capacidade de pintar. O Espírito pintor, artista de talento, traz pronta a sua tela que é resgatada para o plano físico dentro deste programa automático pertencente ao médium. Como o Power-point resgata as imagens da nossa câmara fotográfica o médium “copia” automaticamente a tela do pintor espiritual

No que concerne a mistura das tintas e sua expressão na tela, deve ocorrer outro tipo de fenômeno uma mediunidade de “efeitos físicos” que “obriga” a tinta a obedecer as misturas que a mente do pintor determinou.


8 - Diversas situações clínicas como a histeria, a hipnose, a narcolepsia, o membro fantasma, a anorexia nervosa, podem expressar a existência de um corpo mental que obedece a uma fisiologia distinta da que ocorre com corpo físico.


9 – Na literatura a definição de mente costuma ser complexa, discordante e contraditória. Freqüentemente é interpretada com sendo a própria consciência. André Luiz tem a mente como sinônimo de Espírito. Para mim, a consciência é uma propriedade da mente que nos permite identificar e interagir com o meio interno e externo que nos atinge. Essa propriedade vai se constituindo com a progressão da evolução dos seres vivos. Assim como um elemento simples como o oxigênio ou o carbono tem determinadas propriedades, esses mesmos elementos, à medida que se combinam compondo substâncias cada vez mais complexas, como por exemplo proteínas, se enriquecem com outro padrão de propriedades. A consciência implica, então, na aquisição de uma organização mais ampla e complexa de um mesmo elemento.


10 – Nossas memórias são eternas. No mundo físico, aprendemos que “nada se perde, tudo se transforma”. No mundo mental, pensamentos e idéias vibram para sempre.


11 – André Luiz ensina que o Espírito produz o pensamento e o transfere ao cérebro físico atuando sobre os corpúsculos de Nissl. A neurologia esclarece que esses corpúsculos correspondem ao retículo endoplasmático rugoso, que está encarregado de transcrever proteínas que participam da membrana celular e enzimas que participam da química dos neurotransmissores. Parece então, que, podemos sugerir, que, o próprio Espírito tem em suas mãos o poder de construir o tipo de neurônio que lhe convém.


12 – A reencarnação não se processa numa trajetória linear. As idéias de “vidas sucessivas e o progresso constante do átomo ao arcanjo”, parecem sugerirem isso.

Assim como ocorre em qualquer organismo vivo, onde, do ponto de vista material, o que interessa é levar adiante os seus genes, para o princípio espiritual o que interessa é ocupar um corpo qualquer, para viver. O próprio material genético já conquistado não nos deixaria retroceder. As aquisições são progressivas. Aptidões, habilidades, instintos e conhecimento estão aprimorando genes. A trajetória que eles vão seguir é ascendente, mas, seguramente tortuosa.


13 – Fisiologia do bem estar

Da mesma maneira que os fisiologistas descreveram a reação de alarme para luta ou fuga, nosso cérebro deve ter um programa de Bem Estar – provavelmente dependente da Glândula pineal e seu hormônio que tem a propriedade de nos levar ao Êxtase


As opiniões aqui expressa são de responsabilidade do autor não necessariamente da Doutrina Espírita





Nubor Orlando Facure, é médico e Neurologista, é espírita, escreveu vários livros sobre o cérebro, a medicina, e vários livros sobre o Espiritismo, médico renomado, ex diretor da Unicamp, é hoje presidente do Instituto do Cérebro em Campinas, Facure viveu 50 anos de sua vida ao lado de Chico Xavier, amigo pessoal do famoso médium, é testemunha de fatos importantes da doutrina, segue a codificação de Allan Kardec, escreve para suas páginas na internet, em vários sites como convidado, é colaborador e incentivador deste blog, atende pelo facebook seus milhares de amigos pela página Nubor Orlando Facure, e os e-mails e outras questões podem ser enviados para seu endereço lfacure@uol.com.br ., Nubor Facure, o médico e o espírita todos os meses nos deixa importantes relatos e textos.