sábado, 23 de junho de 2012

EM BUSCA DA PAZ E DE UMA VIDA CORRETA MUDEMOS AS ATITUDES MAIS SIMPLES




 
Estimados amigos do ideal espírita, prezados internautas de pesquisa e do acaso, estamos aqui falando da Doutrina Espírita e diariamente da nossa conduta e o que fazer para termos participações e bonus do plano espiritual e mais conhecimento.

Buscamos todos os dias a paz, não só em nossa vida, mas a espitiritual, e com isto vivemos em conflito conosco mesmo de como consegui-la.

Você deve ter lido em algum lugar ou aluguém lhe disse que na vida tudo é conduta, e comprometimento, ao longo da vida percebemos que de uma maneira ou de outra ou nossa Mãe, ou nosso Pai, ou ambos, ou avós, estavam certo quando pediam disciplina e regras morais e de caráter.



Todos os dias cometemos pequenos delitos sociais sem perceber, uma mentira pequena ao telefone, uma informação errada ao companheiro ou companheira, aos filhos, tudo no afã de nos livrarmos de pequenos fardos que geralmente nos comprometem, ou mesmo de aparecer melhor perante os nossos, esquecendo de conduta.

Outro dia estava falando de um amigo para uma pessoa querida e debati com ela se estavamos agindo certo, na verdade estavamos confrontando o que esta pessoa prega na sua vida pessoal e o que prega na doutrina espirita, porém não temos detalhes de nada e logo percebi que ali estavamos errados, e não nos compete julgar ou imaginar o elemento A, B OU C.

Vivemos sofrendo pedindo a interferência de Deus, de Jesus o cristo, de nosso mentor, ou anjo da guarda como preferem alguns, mas estamos merecendo ?

Hora temos que ter conduta, sei que é complicado, acertar as coisas depois dos 35,45, ou mesmo 52 anos, mas é possível, sobretudo tentar.
Claro que quando formos fazer uma prece para nós ou nossa casa, ou nossos filhos e ou família será considerado o nosso estado moral, e de como estamos agindo perante a vida, perante os nossos, e conosco mesmos.

Tenho visto debates terríveis na cabeças das pessoas sobre conduta sexual, sentimental, e social, mas pouca ação para combater os desejos carnais, ou mesmo os que não sejam diretamente ligados ao sexo.
Bem como com o consumo sem motivo pelo prazer de comida, e roupas de luxo, que não nos leva a nada.

Quando vamos rezar ao plano espiritual, temos que apresentar nossas credencias morais, estou pedindo ajuda não solução, afinal todos nós já aprendemos seja pela vida, ou pela doutrina que tudo depende de nós, do que fazemos, do que pensamos.

Temos que nos vigiar, estava eu passeando com uma amiga comprometida no shopping e disse a ela que os termos que ela estava a paquerar era meio que acintoso para a idade da mulher, e que lembrasse do meu amigo que estava longe dali.

Após minha observação, ela riu, e disse veja onde você olha,.
AMIGOS o que tem de errado aqui nesta história por exemplo?.
Bem a mulher amiga de doutrina sabia que eu momentaneamente solteiro e ali como observador, embora noivo,  ee com pensamentos de admiração e ela comprometida também.

O PONTO AQUI NÃO É DAR LIÇÃO DE MORAL, E SIM DE VERMOS LINHA DE CONDUTA, QUE NO FINAL IRÁ GERAR OU NÃO CRÉDITOS A NÓS.


 Continuando com nosso exemplo, as duas pessoas  estavam errados naquele momento, uma coisa é achar bonito e olhar, sem desejar, outra completamente diferente é desejar estar com aquela estranha ou estranho.

Então está errado ?, não se você for 100% solteiro, NADA, SE ESTÁ COMPROMETIDO COM ALGUÉM TUDO e também verificar que pode estar deixando o outro lado, O OBSERVDO OU PAQUERADO  numa situação complexa de desejos, e de fantasia.
Porque mesmo num simples olhar atraímos situações e espíritos porque todos temos nossas fraquezas, claro que temos que vigiar a conduta visual, nossa, porque ela ditará a moral que estamos e que queremos estar.

Ao analisar aquela situação o plano espiritual verá a maldade ou a simplicidade e numa prece tal situação exemplificada será levada em consideração a nível de conduta.
Outro caso é com a riqueza não programada, como uma loteria, por exemplo.

Também hoje vi duas pessoas brincando é verdade, falando que iam ganhar 85 milhões na loteria.
Aqui o exemplo é outro é o da ganância pré  fato, pois  é que numa brincadeira se percebe um lado inocente e outro que poderá criar caso, sem ao menos ter ganho, os dois estavam a se provocar quem ficaria com o dinheiro e isto gerou uma intenção e por intenção também somos responsabilizados.

Orai  e vigiai disse o mestre Jesus, e isto é para estas bobagens para alguns que exemplifiquei e outras tantas coisas sérias que temos no nosso cotiano,  nos elevará junto aos correspondentes espirituais, uma avaliação de conduta de pensamentos e atos.
Logo quando formos a uma prece, o nosso próprio protetor, irá rogar por nós e pedir, que se estivermos puros de intenção ou pelo menos tentando sejamos protegidos, QUANDO NÃO ESTAMOS NÃO TEMOS CRÉDITOS E DEPENDEREMOS DE BENECES QUE NEM SEMPRE SERÃO DADAS.

Importante dizer que nem Deus, tão pouco Jesus, ou nenhum espírito vai resolver nossos problemas, devemos lembrar que estamos num planeta de conhecimento e aprendizado, e que muitas situações são colocadas para nos provar e para aprendermos, irão sim nos proteger a tomar as decisões corretas e a ter paz para nos devolver uma situçao de saúde por exemplo motivo da prece, ou qualquer outro justa reinvidicação, porém nunca para resolve-la apenas para nos intuir a como fazer.


Posso continuar dando exemplos para entenderem melhor, veja estava numa loja de brinquedos do shopping como obsevador da conduta humana vi um casal e sua pequena filha ou neta, brincando.

O homem todo alegre com a jovem criança, a mãe ou avó longe olhava tudo menos a beleza daquele momento, isto pode parecer um julgamento, mas não era, depois ela veio se juntar aos dois, pude observar que uma outra criança estava a brincar com a deles, e vi a jovem mãe.

Percebi que esta jovem tinha um estado e olhar  triste, porém ficou sorrindo querendo que aquele senhor fosse o pai de sua filha, havia ali um desejo impeditivo.

Logo o galante marido veio se juntar fechando o grupo de 4 adultos e 2 crianças, e visivelmente paquerado pela outra senhora, se desconcertou e partiu rapidamente, onde está o erro?

No conjunto ali todos eram comprometidos, conversei com meu mentor sobre o fato, e ele disse melhor é deixar seguir sem nada comentar.
Agora a noite  ao redigir a matéria de agora quis colocar não para advertir aos dois casais que se admiraram entre si, é sobre o que atraimos para perto de nós, com atitudes.

Portanto com débitos quando temos a intenção errada, ali haviam dos quatro, três descontentes com alguma situação e isto gerou uma paquera e uma atitude sim errada, um com o outro, consertada pelas inocentes crianças que já se faziam querer ir embora, como tenho andado anotando tudo, marquei o exemplo para levar aos senhores.

O fato é que ali se criou uma zona de pensamento favoravel ao adúlterio virtual, mesmo que por segundos, e isto trouxe energias,.
De novo clamo a todos que não queremos santos, mas pessoas que tenham conduta, sobretudo se forem espiritas, no exemplo supra citado não sei lhes informar, de qualquer maneira, atitudes assim é que somadas a um todo nos fazem ter ou não créditos numa hora decisiva para nós.

Estou usando coisinhas pequenas, que numa somatória como disse fazem um todo, cada um que ler verá que tudo sempre depende de nós para o sucesso de nossas preces, agora ao pedir ajuda ao plano espiritual vejamos nossas condutas no dia a dia para que possamos ter ajuda de uma forma ou de outra.

A questão de hoje é você esta comprometido com você ?, com suas atitudes pessoais, morais, e de caráter, sim ou não?

Precisamos nos realiar todos os dias, pois a questão é muito mais que profunda, lembrando daquele amigo supra citado acima ele é sempre questionado porque defende como eu o espiritismo.
Logo é cobrado pela função espírita, o que é errado, não podemos cobrar uma doutrina pelo elemento A,B,C ou D, falhas todos tem, e isto é algo que precisamos parar, de dar a terceiros médiuns ou não a responsabilidade que é nossa conosco mesmo.



No livro TRAMAS DO DESTINO, de Divaldo Pereira Franco, na página 159 da obra que é uma psicografia de Manoel Philomeno de Miranda, num trecho que gosto de usar sempre sobre estas condutas sexuais.

"Em se tratando de afeições, afinidades espirituais, não há porque transladar para uniões pertubadoras, usanças sexuais perniciosas, embora a princípio, encantadoras, que sempre resultam em inevitável frustação imediata e tardia amargura.
Prossegue esta parte do texto desta forma:

O verdadeiro amor, o que não se frui, permance intocado, superior ascendendo em grandeza e crescendo em profundidade."

Usei este trecho porque acima falei de conturbações de desejos, de dois casais, par explicar uma situação de conduta, que é uma das mais usuais nos dias de hoje, com o adevento da internet, temos problemas em entender que uma mulher um homem não precisam andar de viseiras animais, mas atentos com o que olham e pensam sobretudo se já possuierem algum tipo de compromisso.

No todo deste texto o que quero pedir aos espíritas ou não espíritas, é que tenhamos mais comprometimento conosco mesmo, e fiquemos atentos a nossa conduta.
Claro que aos espíritas, lembro que isto vai ditar muito mais o seu futuro, SOME SEMPRE SUAS ATITUDES, porque a REFORMA INTÍMA COMEÇA POR ESTE DEPARTAMENTO MORAL E DE CARÁTER.




E todos nos espíritas não nos esqueçamos que seremos muito mais cobrados do que os demais, porque nos foi dado o conhecimento, o entendimento do evangelho, de onde viemos e do porque estamos aqui.
Também sabemos que vamos voltar a qualquer momento, e na bagagem devemos levar o melhor de nosso aprendizado para se somar as vidas passadas e seguirmos a jornada de forma correta.
Bom final de semana, LUZ E PAZ.




David Guilherme Chinaglia, é
radialista e publicitário, espírita,
médium e pesquisador da 
Doutrina codificada por ALLAN KARDEC.
davidchinaglia@gmail.com
Espiritismo Piracicaba no facebook
EspiritismoPira no Twiter

Nenhum comentário:

Postar um comentário