quinta-feira, 28 de junho de 2012

A DOUTRINA ESPÍRITA RESPONDE SUAS PERGUNTAS


Há uma semana abrimos pelo EMAIL espiritismo.piracicaba@gmail.com uma forma dos nossos INTERNAUTAS TIRAREM SUAS DÚVIDAS.

Das inúmeras perguntas que respondemos semana passada dei a minha resposta como espírita e pesquisador as duas perguntas feitas pelo INTERNAUTA, fomos buscar pessoas que POR serem espíritas e estejam hoje com  um cabedal de conhecimento maior, pudessem nos dar uma resposta mais técnica.
As duas perguntas que repriso, mereceram uma atenção especial pelos seus acessos, e pelo interesse causado semana passada.
O nome do internauta escolhido semana passada é Eduardo Ribeiro e ELE também é  estudante do espiritismo através das obras de Allan Kardec.
Eduardo pediu respostas e lhe dei e fui mais além fizemos contato com o Paschoal Nunes Filho e com o Coronel Julio Flávio Rosolem, e Julio nos envia uma posição doutrinária, já que as minhas foram também de espírita, pesquisador, e de minha visão pessoal.
Relembrando as perguntas com o texto do Eduardo:

A primeira é: Jesus Cristo como Salvador e Messias do planeta Terra, foi enviado por Deus ao nosso planeta, o qual está em um nível hierárquico mediano, para através de seus ensinos, nos fazer progredir como espíritos e fazer o próprio planeta ascender na escala evolutiva. Gostaria de saber se, de acordo com o Espiritismo, outros mundos, em estados evolutivos inferiores ao nosso ao redor do universo, também receberam ou poderiam receber um Salvador, ou o próprio Cristo, sendo enviado por Deus para ajudar na evolução desses mundos.

A segunda questão é sobre o Tópico "Desaparecimento do corpo de Jesus", desenvolvido ao final do livro "A Gênese". Ali é escrito: 
"Após o suplício de Jesus, seu corpo se conservou inerte e sem vida; foi
sepultado como o são de ordinário os corpos e todos o puderam ver e tocar.
Após a sua ressurreição, quando quis deixar a Terra, não morreu de novo; seu
corpo se elevou, desvaneceu e desapareceu, sem deixar qualquer vestígio,
prova evidente de que aquele corpo era de natureza diversa da do que pereceu
na cruz; donde forçoso é concluir que, se foi possível que Jesus morresse, é
que carnal era o seu corpo."
Responde hoje baseado em seus ESTUDOS E CONHECIMENTOS, também como médium e espírita o Coronel Julio Flávio Rosolem que nos dá as seguintes RESPOSTAS :

Quanto à primeira pergunta do amigo Eduardo, Emmanuel, no livro de sua autoria A Caminho da Luz, nos informa que Jesus é o Governador Espiritual da Terra, conforme cita:
Rezam as tradições do mundo espiritual que na direção de todos os fenômenos, do nosso sistema, existe uma Comunidade de Espíritos Puros e Eleitos pelo Senhor Supremo do Universo, em cujas mãos se conservam as rédeas diretoras da vida de todas as coletividades planetárias. Essa comunidade de seres angélicos e perfeitos, da qual é Jesus um dos membros divinos, ao que nos foi dado saber, apenas já se reuniu, nas proximidades da Terra, para a solução de problemas decisivos da organização e da direção do nosso planeta por duas vezes no curso dos milênios conhecidos. A primeira, verificou-se quando o orbe terrestre se desprendia da nebulosa solar, a fim de que se lançassem, no Tempo e no Espaço, as balizas do nosso sistema cosmogônico e os pródromos da vida na matéria em ignição, do planeta, e a segunda, quando se decidia a vinda do Senhor à face da Terra, trazendo à família humana a lição imortal do seu Evangelho de amor e redenção.” (Op. Cit. P. 17 e 18)
Assim, coube à Doutrina Espírita, desfazer os erros de interpretação dos evangelhos para mostrar que Jesus não é Deus e, sim, um Espírito criado, como nós todos o fomos, simples e ignorantes e que passou por uma longa marcha de evolução até chegar à Categoria de Espírito Puro, os quais ajudam Deus na manutenção da ordem e da harmonia de todo o Universo. Portanto, Jesus é um dos agentes diretos de Deus. Esses Espíritos que se fizeram puros são as inteligências que animam, santificam e presidem à formação dos universos, das galáxias, etc.
Todos os grandes missionários ligados aos povos antigos e às diversas raças estiveram e estão a serviço do Cristo (pois ainda continuam a trabalhar pela evolução do planeta e da sua humanidade), todos os profetas de que a Bíblia faz menção foram médiuns predestinados a servirem ao pensamento Dele. A Terra, aliás, ocupa ainda posição inicial  (mundo de expiações e provas) na escala de evolução dos mundos como Kardec didaticamente os classifica em: mundos primitivos, mundos de expiações e provas, mundos regenerados e mundos superiores (Evangelho Segundo o Espiritismo, Capítulo 3), passando agora por um processo de transição que culminará no seu ingresso como mundo de regeneração.
Quanto à sua segunda pergunta sobre o desaparecimento do corpo físico de Jesus nos socorremos, para respondê-la, ao Espírito Padre Pio que, com o nome de Darúbio da Galiléia (filho de Sinoé) foi primo de José, pai de Jesus e, portanto, seu primo em segundo grau. No livro de sua autoria Jesus e Madalena (Psicofonia de João Berbel) à página 35 está o seguinte trecho que transcrevemos: “Foi todo esse tão puro afeto que determinou aquela visão de Maria Madalena perto do túmulo de Jesus. A ação do Cristo queimando o seu corpo com suas potentes energias criara aquela situação. Ele haveria de se desfazer de todas aquelas energias para depois galgar as suas altas esferas. Se alguém o tocasse naquele momento, isto poderia determinar a sua desaparição. Estava impregnado daqueles fluidos, sendo espargidos à Terra os seus restos mortais. Daí a sua advertência diante de Maria Madalena: - Não toques em mim, porque eu ainda não subi ao Pai.”
Assim, Padre Pio (que foi canonizado pelo Papa João Paulo II em 2002) nos esclarece que Jesus, sob o impulso de sua poderosa vontade, desmaterializou o seu corpo físico e espalhou os seus componentes químicos pelos quatro cantos da Terra, retornando, assim, de onde saíram. Espero ter respondido a contento às suas questões. Grato.
Julio Flávio Rosolen


 David Guilherme Chinaglia,
Espírita, pesquisador da Doutrina 
de Allan Kardec, 54, radialista.
davidchinaglia@gmail.com

Um comentário:

  1. Caro Senhor Júlio,
    agradeço vossa prestatividade em me ajudar com as minhas questões.
    Fiquei muito feliz com as repostas, as quais vieram de fontes de luz, trazidas igualmente com muita competência pelo senhor. Muito obrigado.
    Agradeço também ao site, ao David e a todos que possibilitam e colaboram para que a Doutrina Espírita seja esclarecida a tantos quanto procurarem.

    Um abraço,

    Eduardo Ribeiro.

    ResponderExcluir