quinta-feira, 14 de junho de 2012

DEUS É ETERNO, E SOBERANAMENTE JUSTO E BOM


Muitos acreditam que a Doutrina Espirita é uma "religião"  inacessível e de difícil compreensão, por ignorarem os princípios básico dessa revelação.
Esses princípios estão  descritos por Allan Kardec, na Introdução de O Livro dos Espíritos, de uma forma simples e resumida.
A primeira consideração de Kardec é que: Deus é eterno, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom.
Só por essa primeira consideração, já teríamos matéria para mais de uma centena de artigo, mas precisamos apenas nos ater em duas palavras dessa  descrição: justo e bom.
Deus, ao contrario do que muitas religiões pregam, Ele não castiga, não humilha, não deseja o mal de nenhuma de suas criaturas.
Se, Ele é, soberanamente justo e bom, sabemos que só poderemos receber de Deus, auxilio e força para seguirmos caminhando rumo a perfeição.
As dores e sofrimentos por que passamos, nada mais são do que os nossos proprios desvios de conduta, pelas várias existências, nas quais  persistimos  no erro.
Deus criou o Universo, e quando falamos isso, sabemos, como diz Kardec, essa criação abrange todos os mundos e os seres, materiais e imateriais, que nós espíritas chamamos esses seres imateriais de Espíritos. Os mundos chamamos de mundo  corporal (material) e de mundo invisivel ou espirita.
O  mundo invisivel ou espírita é o mundo normal, ou seja é eterno, preexiste e sobrevive a tudo.
O mundo material, como a Terra, é secundário, poderia deixar de existir, ou nunca ter existido sem que isso tivesse alterado a essencia do mundo espirita.
Para muitas pessoas essa afirmação é de dificil compreenção, porque o ser humano, na sua grande maioria, acredita que a Terra seja a sua veradeira morada, não entendendo que a verdadeira vida é a vida espiritual, pois somos espíritos e estamos "revestidos temporariamente" de um envoltorio corporal.
Allan Kardec (foto acima), nos explica que quando encarnados temos o corpo, a alma ou espírito e um laço que une a matéria ao espirito, que ele denomina PERISPÍRITO, assunto para ser abordado posteriormente. Portanto tem o homem duas naturezas: pelo corpo, participa da natureza animal cujos instintos são comuns; pela alma participa da natureza  dos Espiritos.
A morte do corpo físico é apenas a destruição desse evoltório corporal, e o espirito mantendo o perispirito, que constitui um corpo ETEREO, invisivel para nós, mas que pode tornar-se visivel e mesmo tangível, como acontece nos fenomenos das aparições.
O espirito não é portanto, um ser abstrato, indefinido.
O espírito é um ser circuscrito, que pode, em certos casos ser visto, ouvido e tocado.
Esse seres da criação não são iguais em inteligencia, sabedoria, em poder e nem em moralidade. Por esse motivo, existe uma escala espírita, que classifica os espíritos  com base no seu adiantamento, nas qualidades  que adquiriram e nas imperfeições das quais ainda precisam se livrar.
Diante disso, entendemos que os espíritos não ocupam  eternamente  a mesma categoria, pois todos se melhoram, passando pelas diferentes escalas de hierarquia espirita.
esta melhora se faz por meio da ENCARNAÇÃO, que é imposta a uns como expiação, a a outros como missão.
Esta é uma pequena parte desse resumo, que voltarei abordar, numa proxima oportunidade.
 Denise Storare Furlan, é
Espírita, palestrante, reside em Santa Bárbara d´Oeste,
é dirigente Espírita, e colabora com este BLOG. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário